quinta-feira, 27 de junho de 2019

SEQUÊNCIA DIDÁTICA: LIVRO TEM DE TUDO NESTA RUA...


ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA SADAO WATANABE


Sequência Didática: TEM DE TUDO NESTA RUA... (MARCELO XAVIER)


OBJETIVOS:
 
       CONHECER O SISTEMA MONETÁRIO, SUAS FUNÇÕES E UTILIZAÇÕES NA LINGUAGEM ORAL, ESCRITA E MATEMÁTICA;
       ESTABELECER TROCAS ENTRE CÉDULAS E MOEDAS DO SISTEMA MONETÁRIO BRASILEIRO, EM FUNÇÃO DE SEUS VALORES.

1º MOMENTO:
       FAZER A LEITURA DO LIVRO “TEM DE TUDO NESTA RUA...” DE MARCELO XAVIER;
       EXPLANAÇÃO ORAL SOBRE O LIVRO E CONHECIMENTOS PRÉVIOS DA TURMA (O QUE VENDIA NO LIVRO? QUAIS DESSES PRODUTOS VOCÊS JÁ COMPRARAM? QUANTO CUSTOU?);
      LISTAR NA LOUSA COM OS ALUNOS OS PRODUTOS DE VENDA ABORDADOS NO LIVRO LIDO.

2º MOMENTO:
       RETOMAR A HISTÓRIA LIDA NA AULA ANTERIOR QUESTIONANDO SOBRE O PREÇO PROVÁVEL DOS PRODUTOS VENDIDOS NO LIVRO;
       CONHECER E MANUSEAR AS CÉDULAS (UTILIZANDO AS CÉDULAS DO MATERIAL DE APOIO RECORTADAS PELOS ALUNOS).
        RESOLVER SITUAÇÕES-PROBLEMA UTILIZANDO CÉDULAS:

1)NA FRENTE DA MINHA ESCOLA TEM UM VENDEDOR DE ALGODÃO DOCE. CADA UM CUSTA 2,00 REAIS. SE EU COMPRAR 2 ALGODÕES DOCE, QUANTO VOU GASTAR?
2)EU TENHO 10,00 REAIS E VOU COMPRAR 3 ALGODÕES. QUANTO PAGAREI?
3) QUANTO SERÁ MEU TROCO?

3º MOMENTO:

      TRABALHAR ATIVIDADES COMPLEMENTARES NO LIVRO DIDÁTICO, COM O OBJETIVO DE LEVAR O ALUNO A IDENTIFICAR E A UTILIZAR REPRESENTAÇÕES DE CÉDULAS E MOEDAS DE REAL EM CONTAGENS ASSOCIADAS A ADIÇÕES (UTILIZANDO AS CÉDULAS).
      APRESENTAR E CANTAR COM OS ALUNOS A MÚSICA “SE ESSA RUA FOSSE MINHA” E PEDIR QUE ESCREVAM O QUE GOSTARIAM QUE TIVESSE NA RUA QUE FOSSE SOMENTE DELES COMPLETANDO A FRASE:  SE ESSA RUA, SE ESSA RUA FOSSE MINHA...

4º MOMENTO:

       MOMENTO DAS COMPRAS:
CONSTRUIR UMA RUA DE COMÉRCIO AMBULANTE E EXPOR OS PRODUTOS VENDIDOS QUE APARECEM NO LIVRO (PIPOCA, ALGODÃO DOCE, PAPEL, BALÃO, FOTOGRAFIA, CAMELÔ) E DISTRIBUIR CÉDULAS ALEATORIAMENTE AOS ALUNOS E SIMULAR SITUAÇÕES DE COMPRA COM OS MESMOS.

5º MOMENTO:

       JOGO- BOCA DO SAPO:
JOGAR COM A TURMA TENDO COMO OBJETIVO RESOLVER ADIÇÕES E SUBTRAÇÕES DE NÚMEROS ENVOLVIDOS EM SITUAÇÕES CONCRETAS DO JOGO; REALIZAR CONTAGENS; IDENTIFICAR VALORES DE CÉDULAS E MOEDAS FAZENDO AS DEVIDAS TROCAS; FAZER AGRUPAMENTOS NA BASE DEZ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário