ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA
SADAO WATANABE
Sequência Didática: TEM
DE TUDO NESTA RUA... (MARCELO XAVIER)
OBJETIVOS:
•
CONHECER O SISTEMA MONETÁRIO, SUAS FUNÇÕES E
UTILIZAÇÕES NA LINGUAGEM ORAL, ESCRITA E MATEMÁTICA;
•
ESTABELECER TROCAS ENTRE CÉDULAS E MOEDAS DO
SISTEMA MONETÁRIO BRASILEIRO, EM FUNÇÃO DE SEUS VALORES.
1º MOMENTO:
•
FAZER A LEITURA DO LIVRO “TEM DE TUDO NESTA
RUA...” DE MARCELO XAVIER;
•
EXPLANAÇÃO ORAL SOBRE O LIVRO E CONHECIMENTOS
PRÉVIOS DA TURMA (O QUE VENDIA NO LIVRO? QUAIS DESSES PRODUTOS VOCÊS JÁ
COMPRARAM? QUANTO CUSTOU?);
• LISTAR
NA LOUSA COM OS ALUNOS OS PRODUTOS DE VENDA ABORDADOS NO LIVRO LIDO.
2º MOMENTO:
•
RETOMAR A HISTÓRIA LIDA NA AULA ANTERIOR
QUESTIONANDO SOBRE O PREÇO PROVÁVEL DOS PRODUTOS VENDIDOS NO LIVRO;
•
CONHECER E MANUSEAR AS CÉDULAS (UTILIZANDO AS
CÉDULAS DO MATERIAL DE APOIO RECORTADAS PELOS ALUNOS).
•
RESOLVER
SITUAÇÕES-PROBLEMA UTILIZANDO CÉDULAS:
1)NA
FRENTE DA MINHA ESCOLA TEM UM VENDEDOR DE ALGODÃO DOCE. CADA UM CUSTA 2,00
REAIS. SE EU COMPRAR 2 ALGODÕES DOCE, QUANTO VOU GASTAR?
2)EU
TENHO 10,00 REAIS E VOU COMPRAR 3 ALGODÕES. QUANTO PAGAREI?
3)
QUANTO SERÁ MEU TROCO?
3º
MOMENTO:
•
TRABALHAR ATIVIDADES COMPLEMENTARES NO LIVRO
DIDÁTICO, COM O OBJETIVO DE LEVAR O ALUNO A IDENTIFICAR E A UTILIZAR
REPRESENTAÇÕES DE CÉDULAS E MOEDAS DE REAL EM CONTAGENS ASSOCIADAS A ADIÇÕES
(UTILIZANDO AS CÉDULAS).
•
APRESENTAR E CANTAR COM OS ALUNOS A MÚSICA “SE ESSA RUA FOSSE MINHA” E PEDIR QUE
ESCREVAM O QUE GOSTARIAM QUE TIVESSE NA RUA QUE FOSSE SOMENTE DELES COMPLETANDO
A FRASE: SE ESSA RUA, SE ESSA RUA FOSSE
MINHA...
4º
MOMENTO:
•
MOMENTO
DAS COMPRAS:
CONSTRUIR
UMA RUA DE COMÉRCIO AMBULANTE E EXPOR OS PRODUTOS VENDIDOS QUE APARECEM NO
LIVRO (PIPOCA, ALGODÃO DOCE, PAPEL, BALÃO, FOTOGRAFIA, CAMELÔ) E DISTRIBUIR
CÉDULAS ALEATORIAMENTE AOS ALUNOS E SIMULAR SITUAÇÕES DE COMPRA COM OS MESMOS.
5º
MOMENTO:
•
JOGO-
BOCA DO SAPO:
JOGAR
COM A TURMA TENDO COMO OBJETIVO RESOLVER ADIÇÕES E SUBTRAÇÕES DE NÚMEROS
ENVOLVIDOS EM SITUAÇÕES CONCRETAS DO JOGO; REALIZAR CONTAGENS; IDENTIFICAR
VALORES DE CÉDULAS E MOEDAS FAZENDO AS DEVIDAS TROCAS; FAZER AGRUPAMENTOS NA
BASE DEZ.
Nenhum comentário:
Postar um comentário